Relato de parto natural - Paula, Paulo e Maria Clara

Data de nascimento: 05/09/23
Loca: BH - Hospital Neocenter

Equipe: Instituto Nascer

GO: Mayara Quadros

EO: Adrinez Cançado

Doula: Rebeca Charchar




Fotos: Enfim Grávidos - Natália

Maria Clara estava com a data provável do parto para o dia 07 de setembro. Porém, dia 01, uma sexta-feira, acordei por volta das 03:30 da madrugada com a sensação de que estava molhada, e, de fato, estava! Pouca coisa, não chegou nem a molhar a cama… levantei, fui ao banheiro, e escorria uma gotinha esbranquiçada, constantemente, por ambas as pernas. Troquei a calcinha e voltei a dormir. Quando acordei, mandei mensagem para a Dra. Mayara que me orientou a observar o líquido, perguntou do cheiro e pediu para me ver no mesmo dia. 

Como já imaginava que era a bolsa, aproveitei o dia para fazer diversas coisas… fui na Leroy para comprar alguns detalhes para o quarto da Clarinha, fui ao shopping passear e trocar uns presentes, almocei fora e fui para casa. Mas, por volta das 13h, o líquido parou de escorrer. 

No fim da tarde, na consulta com a Dra. Mayara, ela verificou o colo do útero, que estava fechadinho, mas verificou que o tampão já tinha começado a sair. Tinha feito ultrassom no dia anterior e estava tudo bem!

Voltamos para casa.

No sábado, mais um pouquinho do tampão continuou saindo. 

Na madrugada de sábado para domingo, dia 03, por volta das 03:30, comecei a ter contrações, que não passavam de 1 minuto e eram bem suportáveis, tipo uma cólica (mas sou bem resistente a dor).

Imaginei que nesse mesmo dia já teria a Maria Clara nos meus braços! Então resolvi levantar, não acordei meu marido, pois iria precisar dele acordado quando chegasse na fase ativa do trabalho de parto, e fui finalizar a mala da Clarinha, a minha e do meu Marido. Troquei a água dos meus arranjos e cortei as pontinhas dos cabos, molhei minha orquídeas e o jardim, e quando já estava quase finalizando meu marido acordou me procurando… isso já eram quase 07h da manhã, e, enquanto fazia tudo isso, as contrações vinham a cada 5 ou 10 minutos. Mas depois depois foram espaçando, e lá pelas 09h da manhã voltei para a cama e fui dormir.

Quando as contrações começaram, mandei mensagem para a Beca e a Adrinez, e ambas me mandaram mensagem na parte da manhã falando para aproveitar o dia e relaxar, que era o meu corpo se preparando para o trabalho de parto, o colo do útero amolecendo, o que era de se esperar já que fiz uso de utrogestan até a 37 semana.

E tive um dia tranquilo, conforme as meninas me orientaram! Cuidei do meu jardim, comi uma comidinha bem gostosa e, no começo da noite, quando as contrações voltaram, lá pelas 18h, fiz um banho de banheira bem quentinho com várias ervas, pétalas de rosas, óleo essencial, acendi uma vela aromática e coloquei um playlist bem tranquila… como a água quente ajuda nas contrações! Nisso a Beca me ligou, orientou meu marido e eu, e se dispôs a ir na minha casa. Mas queria aproveitar esse momento para ficar bem tranquila. Então ela me enviou uma cartilha com diversos exercícios de spinning babies e nos orientou quais deveríamos fazer. E assim que sai da banheira, depois de horas, fizemos! 

As contrações foram iguais ao primeiro dia, tanto no ritmo, quanto na duração, e novamente por volta das 09h cessaram e fui dormir.

Preferi não avisar ninguém da família e nem amigos para não se preocuparem e, com isso, me deixar ansiosa. 

Tive uma segunda-feira calma e tranquila! Aproveitei para dormir bastante, pois conforme a Dra. Mayara, a Adrinez e a Beca me avisaram, as contrações voltam na parte da noite. 

No fim da tarde de segunda-feira, dia 04, teria consulta com a Dra. Mayara, e logo após acupuntura e reflexologia.

Meu marido e eu fomos para a consulta apreensivos, sem saber o que esperar, mas eu queria aguardar, afinal, meu corpo estava se preparando, e com certeza a acupuntura daria um empurrãozinho nessas contrações.

Chegamos à consulta e conversamos, a Dra. Mayara me deu diversas opções: aguardar o trabalho de parto espontâneo, estourar a bolsa (pois a minha ruptura, foi uma ruptura alta) ou induzir o parto. Mas eu queria aguardar, já estava com 4cm de dilatação, meu corpo estava se preparando!

A Dra. Mayara sugeriu que fizéssemos um ultrassom no IN para vermos como estava a Maria Clara e tomarmos a melhor e mais segura decisão. E assim foi feito! 

Estava tudo bem, praticamente igual ao ultrassom que tínhamos feito na quinta-feira, mas o líquido amniótico estava abaixando, porém não era preocupante. E a Maria Clara já estava mais baixa, o que era de se esperar!

Conversamos e resolvemos que o mais seguro seria internar nessa noite e aguardar como seriam as contrações, afinal minha bolsa já havia rompido, mesmo que uma ruptura alta, e era bem provável que a durante a madrugada de terça-feira entraria na fase ativa do parto. E, senão acontecesse, já estaria em local controlado para tomarmos a melhor decisão.

Então, sai da consulta, fui para a acupuntura e reflexologia. Após fomos ao shopping, pois queria tomar um gelato (faltavam 4 minutos para o Diamond Mall fechar), ainda comprei uma fatia de torta para levar para o parto, e, enfim partimos para casa. 

Tomei um banho, pegamos as malas e chegamos ao Neocenter às 23:30, aonde a Dra. Mayara já nos aguardava na porta. E nesse período as contrações já haviam começado.

Foi mais uma madrugada com contrações, e no começo da manhã, 07h, ainda não tinha entrado na fase ativa e as contrações novamente estavam diminuindo. Dormi um pouquinho e nesse período a Adrinez e a Rebeca chegaram. Verificamos que eu já estava com 8cm de dilatação. Então, junto com a Dra. Mayara, decidimos que iríamos romper a bolsa, o que ocorreu por volta das 09:30. 

E, enfim, começou a fase ativa do parto! Como dizia a Dra. Mayara durante a gestação: “quando chegar à fase ativa, você irá saber!”

Enquanto enchiam a banheira tomei um banho quente com meu marido, e fui para a banheira, que me ajudou muito a relaxar durante as contrações.

Meu marido, a Beca e a Adrinez o tempo todo ao meu lado fazendo massagem, abanando, me hidratando e nutrindo de alimento, carinho e amor. E a Dra. Mayara no cantinho dela só nos observando.

Quando chegou o período expulsivo, a Adrinez e a Beca me orientaram nas posições, e capricharam nas massagens, abanação e hidratação, juntamente com o meu marido. E, às 12h57min, do dia 05 de setembro, estava com a minha Maria Clara nos braços, após um lindo parto natural na banheira!

Maria Clara nasceu com 39 semanas e 5 dias, com 3,470kg e 49,5cm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens de enxoval para a mãe que pretende amamentar!

Mudando o padrão de sono na cama familiar

A impostora ou a essência?