Grupos de apoio


Os grupos de apoio ao parto são uma estratégia para informar e apoiar a mulher-mãe, o homem-pai e o grupo social sobre os benefícios da gestação saudável, do parto normal e da amamentação.
As fontes são as evidências científicas adotadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde na assistência a gestação, parto e puerpério.

Acreditamos que para a mulher conquistar um parto ativo, protagonizado por ela e comprometido com a fisiologia do nascimento, a indicação de um profissional médico simpático ao parto natural não é o bastante.

Para que as mulheres brasileiras, inseridas em uma cultura cesarista dominante, consigam realizar as mudanças individuais necessárias para terem partos ativos, elas têm que desenvolver autonomia e autoconfiança durante a gestação e precisam de apoio emocional em suas comunidades. E esse é o papel do grupo de apoio, uma reunião gratuita, mensal que visa reunir gestantes, casais grávidos, pais e mães recentes, além de profissionais de saúde convidados ou que desejem se atualizar.

Nos grupos os casais podem discutir dúvidas em relação à gravidez e parto, compartilhar experiências, medos e ansiedades com outras mulheres e casais que desejam ou tiveram partos ativos e, através deles, formar suas próprias opiniões e obter indicações de profissionais, maternidades e casas de parto locais.

Os grupos trabalham de forma independente, mas compartilham com a PP a missão de oferecer informação qualificada sobre gestação e parto, incentivar o parto ativo e alertar sobre os riscos das cesarianas desnecessárias.

Se você está grávida, procure um GAPP perto de você!
http://partodoprincipio.blogspot.com.br/2009/11/lista-de-gapps.html

Em Divinópolis: www.ishtardivinopolis.blogspot.com.br

Próxima reunião: 23/02/2013 às 14h
Ed. Manhattan sala 1008 - Centro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens de enxoval para a mãe que pretende amamentar!

Mudando o padrão de sono na cama familiar

A impostora ou a essência?