Dicas de doula para o sucesso da amamentação

Em meu trabalho apoiando amamentação há tantos anos aprendi algumas coisas e observei outras que quero compartilhar com vocês, especialmente as gestantes que querem ter uma amamentação de sucesso.
1 - Durante a gestação não se preocupe em passar nada nos seios, procure frequentar grupos de apoio virtuais e presenciais, ir a encontros esclarecedores sobre o tema, ver mulheres amamentando.
2 - Marque uma consulta com uma apoiadora da amamentação para tirar da sua cabeça grilos, mitos, medos. Pode ser fono, enfermeira, doula, fisio, pediatra, obstetra, mas tem que acreditar e apoiar de verdade!
3 - Privilegie o parto normal! Além de o bebê nascer na hora certa, mais pronto para respirar e mamar, a mãe estará mais hígida e ativa para escolher posições e interagir com seu filho!
4 - Após o nascimento deixar o bebê em contato pele a pele na primeira hora de vida, sem interferências dolorosas (vacinas, injeções, exames, banho, limpeza, colírio, aspiração) de rotina.
5 - Em caso de cesárea escrever um plano de atendimento pedindo para que a recuperação anestésica seja junto com o bebê. A separação de mãe e bebê por poucos minutos já tem reflexos negativos, imaginem por horas!
6 - Tenha uma rede de apoio eficiente: ajuda com a casa, roupas, comida, encorajamento para permanecer amamentando.
7 - Um telefone pra pedir socorro: sua doula, sua enfermeira, sua amiga que amamentou, sua mãe que sabe que isso (seja o que for! rs) é normal e vai passar!
8 - Não tenha em casa nada que atrapalhe a amamentação: bico, mamadeira, leites artificiais, conchas, intermediários de silicone. No momento de desespero uma chuveirada com o bebê no colo faz milagres!
9 - Em caso de dor por sensibilidade e fissura mamilar não queira soluções mágicas. Aposte em correção da pega, retirar barreiras entre mãe e bebê, passar seu leite, sol e vento! O tempo cuida do restante!
As histórias de amamentação às vezes começam com percalços, converse com outras mulheres! Sua historia também vai ser linda, confie em você, em seu leite, se aproprie dessa tarefa que não é só nutrição, é amor, aconchego e proteção! <3 span="">

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens de enxoval para a mãe que pretende amamentar!

Mudando o padrão de sono na cama familiar

A impostora ou a essência?