Doula na gestação e parto

Gestação

Quando uma mulher (ou o casal) decide por ter uma doula no parto eu me mantenho disponível para responder e-mails, fazer visitas e contato telefônico.
A cada contato ofereço apoio emocional e informações baseadas em evidências científicas para esclarecer dúvidas ou reforçar os desejos do casal.
Nas visitas pré-parto falamos da anatomia da mãe e do bebê, fisiologia do nascimento, hormônios envolvidos, o que esperar de cada fase (final da gestação, pródromos, fases latente e ativa do trabalho de parto, como lidar com os primeiros dias e amamentação), além de dicas para o pai participar mais do processo.
Conversamos bastante sobre o parto que o casal deseja, sobre as possibilidades de local e equipe de assistência, para elaboração do plano de parto e, sobretudo, para formarmos um vínculo. Mostro as opções disponíveis porém deixando o casal livre para fazer suas próprias escolhas.
O parto é um momento íntimo e para que uma nova pessoa faça parte dele é preciso confiança, sintonia e discrição.

Trabalho de parto e parto

A doula pode ser a primeira a ser avisada quando os sinais de proximidade do trabalho de parto se fazem presentes. Ao identificar a fase em e a mulher está ela orienta os cuidados.

Na fase latente com bolsa íntegra não é preciso monitoramento, o foco é no conforto da mulher.
Quando a bolsa rompe primeiro (acontece em cerca de 10% dos casos) a presença de um enfermeiro obstetra é indicada mesmo que não haja contrações.

Cabe ao casal acionar o médico ou enfermeiro obstetra e decidir o melhor momento de internar, a doula apenas acompanha.

Durante todo o processo ofereço alívios naturais para a dor das contrações (como ambientação, massagens, água), dicas de posição, respiração e suporte emocional (reforçando a capacidade da mulher em vivenciar o trabalho de paro e o parto).


Parto em casa de parto

Parto em maternidade

Parto em casa
A doula estabelece uma ponte entre a parturiente e a equipe obstétrica.



A doula não toma decisões pelo casal.

Doulas não escutam o bebê, não fazem exame de toque e nenhum outro tipo de procedimento médico.

A doula não substitui o acompanhante, ela orienta a participação ativa deste, seja uma amiga, marido, mãe, sogra da parturiente.

Pós parto

Após o parto a doula arruma o ambiente, cuida da alimentação e ajuda no que a família precisar nas primeiras duas a três horas após o nascimento.

Ela pode ajudar nos primeiros cuidados com o bebê, dar suporte na amamentação, na adaptação do bebê e orienta a recuperação da mulher.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens de enxoval para a mãe que pretende amamentar!

Mudando o padrão de sono na cama familiar

A impostora ou a essência?