Quem sou eu

Rebeca doulando Juliana, parto da Ana - julho/ 2021



Rebeca, filha de Ana e Ricardo, irmã de Paula e Alberto.
Enfermeira, doula, consultora em aleitamento materno.
Adoro música, artes, literatura, viagens, gatos e plantas. Adoro ajudar as pessoas, estar com minhas primas, tias, amigos, filosofando sobre a vida, contando partos e outros causos!
Sou mãe de Breno e Alice, de 19 e 17 anos. 
Participo de grupos de apoio e informação sobre parto e maternidade desde 2001, desde a lista Amigas do Parto/ Parto Nosso, que funcionavam no Yahoo Grupos. 
Foi lá que aprendi sobre protagonismo, empoderamento, sororidade e o poder transformador da informação. Neste grupo conheci e tive orientação da doula Alessandra que, generosamente, em 2003, me apresentou o hospital Sofia Feldman. Eu já estava com 36 semanas de gestação do Breno quando fui fazer uma visita e me encantei, decidindo ter meu parto natural lá. 
Breno nasceu dia 31/12/2003 através de uma cesariana com 9 cm de dilatação. A indicação foi assinclitismo, OS, parada de progressão. Foi muito amado e amamentado, e meu desejo de parto normal aumentou.
Quando ele estava com 1 ano e 5 meses engravidei novamente, novamente contei com a assistência do Sofia. Alice nasceu 2 anos e 2 meses depois da cesariana, em um parto natural na água, sem anestesia, sem separação, sem episiotomia, uma experiência maravilhosa! 



Amamentei em livre demanda por mais de 2 anos cada um, inclusive durante a segunda gestação e em tandem.


Atuo como doula desde 2005 acompanhando gestações e nascimentos em casa, casa de parto e maternidades. Já atendi a mais de 1000 famílias em mais de 20 cidades (BH, Contagem, Confins, Divinópolis, Itaúna, Pará de Minas, Nova Serrana, Arcos, Lagoa da Prata, Lavras, Ribeirão Vermelho, Coqueiral, Boa Esperança, Guaxupé, São Gonçalo do Pará, Carmo do Cajuru, São Sebastião do Oeste, Cláudio, Oliveira, Itapecerica, Luz, Bom Despacho, Bambuí, Ibiá, Guarulhos, Maringá, Vitória, Guarapari, São Paulo, Serra Negra...)

Dou palestras sobre humanização, parto normal, amamentação, direitos reprodutivos, maternidade ativa para famílias e profissionais de saúde.

Represento a rede Parto do Princípio em eventos ligados a humanização do parto e nascimento, como simpósios e congressos.

Em parceria com outros profissionais organizo cursos de formação de doulas, educação perinatal, amamentação, humanização do ambiente hospitalar através de informações baseadas nas evidências científicas, recomendações da OMS e MS.

Coordenei o Ishtar Espaço para gestantes em Divinópolis, grupo de apoio presencial gratuito.
Coordeno três grupos virtuais de apoio: Volta ao trabalho amamentando, Acolher e Metamosfoseando.

Abaixo alguns links sobre meu trabalho:

Doula voluntária HSJD - Divinópolis:
YouTube (2'18")
Ishtar: 
https://www.youtube.com/watch?v=nZswuyXLsRI
https://www.youtube.com/watch?v=o6Q6IFDvSHM

Lei da doula: 
http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/mgtv-1edicao/videos/v/lei-de-protecao-contra-a-violencia-obstetrica-esta-em-vigor-em-divinopolis/6533723/

Parto Daniela Wykret:
https://www.youtube.com/watch?v=SM8uWzCcrt4

Atendimentos, cursos, encontros: FOTOS


Atendo em Belo Horizonte atualmente.
Instagram: rebecadoula 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens de enxoval para a mãe que pretende amamentar!

Mudando o padrão de sono na cama familiar

A impostora ou a essência?